quinta-feira, 18 de junho de 2009

PRÁTICA ORIENTADA DA PSI 23

ALUNOS PSI 23 CAROLINE MENIN, CLEITON ALVES, LEONARDO BATISPTI, NESTOR ALBERTO DICKMANN

CONVITE

Um bom livro sempre tem suas dificuldades e complexidades, pois nesse livro vocês iram ver que existem muitas. Sendo que nenhum cidadão sabe de todas as palavras dos dicionários sendo de psicanálise,psicologia ou o de português, abordamos aqui algumas palavras que não estão muito usadas no nosso cotidiano nem o da própria sociedade comum.Para ser uma pessoa mais culta e bem sucedida é preciso saber o significado das palavras que você não entende e compreende-las a partir de seu significado para ampliar sua margem de conhecimento e entendimento. Por isso nosso grupo maneiro e muito simpático abordou desse ótimo livro algumas das palavras mais desconhecidas do nosso cotidiano, só para você bom leitor ampliar mais sua inteligência sem cobrar nada por isso então aqui estão e ótima leitura......

INTRODUÇÃO

Após a leitura do livro Adolescência Normal – Um enfoque psicanalítico de Arminda Aberastury e Mauricio Knobel pudemos compreender que as características propostas pelos autores, sobre a síndrome normal da adolescência, pressupõem um tênue limite entre a realidade e a patologia, comum nessa fase do desenvolvimento. A descrição dos lutos que serão enfrentados pelos jovens são extremamente úteis para ajudar pais e adolescentes a melhor entender e superar alguns conflitos inevitáveis.
Na adolescência, é muito difícil assinalar o limite entre o normal e o patológico. Na realidade, toda a comoção deste período da vida normal, como anormal a presença de um equilíbrio estável durante o processo adolescente.
O adolescente passa por momentos de instabilidades, configurando então uma identidade semipatológica, denominada pelo autor de “síndrome normal da adolescência”, momento este, perturbador para o mundo adulto. Na adolescência é que se configura a identidade, sendo então um momento fundamental da vida de qualquer ser humano.
Não há total preparação do adolescente para com o mundo adulto, mas, ele deve desprender-se de seu mundo infantil, realizando três lutos fundamentais: a) o luto pelo corpo infantil perdido; b) o luto pelo papel e a identidade infantis; c) o luto pelos pais da infância.
As modificações do meio vão determinar a expressão da normal anormalidade do adolescente, mas de nenhuma maneira podemos condicionar toda a realidade biopsicológica deste processo evolutivo às circunstâncias exteriores.
Vemos o adolescente em conflito, em luta frente ao mundo que o reprime.

DICIONARIO

despersonalização é entendida como uma desordem dissociativa, caracterizada por experiências de sentimentos de irrealidade, de ruptura com a personalidade, processos amnésicos e apatia. Fase de confusão na mentalidade da criança quando progressivamente começa a perder o corpo infantil.

transição paulatina denominada método casulo, que é ir aos poucos mudando do sexo de origem para o escolhido, mas ainda vivendo discretamente no papel social do sexo de origem, sem chamar muito a atenção, para que assim traumas no convívio social sejam evitados ou abrandados. Transição na fase infanto-adulta quando deixa de ser criança e se torna adulto.

A tautologia é , na retórica, um termo ou texto que expressa a mesma idéia de formas diferentes. Como um vício de linguagem pode ser considerada um sinônimo de pleonasmo ou redundância. Tautologia é dizer sempre a mesma coisa em termos diferentes.

perniciosa:sf (fem de pernicioso) Med 1 Nome de um tipo de febre palustre, muito grave, delirosa e às vezes mortal. 2 Forma mais perigosa da anemia.

baluarte:s.m. Fortaleza.Bastião.Construção segura e alta, sustentada por muralhas.Fig. O que serve de defesa; sustentáculo.

lucubrar:Trabalhar á luz, de noite.Passar as noites, estudando.Ext.Dedicar-se a longos trabalhos intelectuais.Fazer com trabalho, durante a noite ou durante noites.Estudar ou aprender, trabalhando dedicada e assiduamente. Cf. Camillo, Narcót., II, 8.(Lat. lucubrare)

esquizóide:adj. Diz-se da constituição mental que predispõe à esquizofrenia sem que tal evolução seja inelutável.P. ext. Diz-se de uma personalidade neurótica que apresenta divisões muito angustiantes.S.m. Indivíduo de tendência ou constituição esquizóide.

paranóide : adj. Caracterizado por, ou que lembra a paranóia.

simbiose:s.f. Associação de dois ou mais seres de espécie diferente, que lhes permite viver com vantagens recíprocas e os caracteriza como um só organismo: o líquen é a simbiose de uma alga e de um cogumelo.Fig. Vida em comum.Concubinato.
Existe a já mencionada “ambivalência dual” por ambas as partes que as vezes é fonte de conflitos que atrapalham o crescimento físico e psicológico normal. O conflito de gerações é uma realidade necessária para o desenvolvimento sadio, tanto dos filhos adolescentes como o de seus pais.

Superego: O superego juntamente com o ego e o id formam as três instâncias constitutivas da personalidade na teoria freudiana. O superego representa o conjunto das exigências externas, proibições, valores e ideais de um grupo ou da sociedade, introjetado pela pessoa e transmitido pelos pais e educadores. Ajuda a inibir e a orientar os impulsos espontâneos quando afloram com violência e em oposição aos ideais propostos. Quando sadiamente orientado pelo ego racional, o superego ajuda na formação da consciência moral.


nosologiaco:(do grego 'nósos', "doença" + 'logos', "tratado", "razão explicativa") é a parte da medicina ou o ramo da patologia que trata das enfermidades em geral e as classifica do ponto de vista explicativo (isto é de sua etiopatogenia). Enquanto a nosografia as ordena desde o aspecto meramente descritivo (graphos = descrição).

Pseudogenitalidade:significa castração, é melhor não falar aquilo que o aflige, que o conflita

Acsetismo: moral que desvaloriza os aspectos corpóreos e sensíveis do homem.

Airoso: delicado de maneiras; gentil; honroso.

Demasiadamente: passa dos limites; excessivo; quantidade demasiada, elevada.

Exacerbado: mais intenso; agravado.

Fervoroso: que tem fervor; caloroso; ardoroso; fervente; ativo.

Cavilar: maquinar com astúcia.

Niilista: Descrente absoluto; não há verdade moral.

Fático: quem emprega palavras, mensagens.

Egossintônicos: aqueles que apresentam a concepção de si mesmo.

Sincrética: o que tende há unificar idéias.

Nosológica: Estudo das moléstias.

Esquizóide: padrão persistente de comportamento ou de personalidade, semelhante à esquizofrenia.

Outorgar: Consentir; aprovar; dar; conceder.

Fontes de Pesquisa: Dicionário Aurélio e Dicionário Técnico de Psicologia (Álvaro Cabral e Eva Nick).

2 comentários:

  1. Luciana S Schmidt PSI 23


    Mentes Que Mudam

    Todo momento falamos ou ouvimos de mudarmos de idéia, temos opiniões que quando algo ocorre mudam de direção. Mentes são difíceis de mudar. Muitos aspectos de nossa vida são orientados para isso, por exemplo: convencer um colega de mudar o modo de fazer uma certa tarefa, quando professor, o individuo mostra aos alunos novas maneiras de pensar em algo conhecido, um vendedor que convence um consumidor de mudar de marca.
    O que acontece quando mudamos nosso modo de pensar? O que exatamente é necessário que a pessoa mude mentalmente e comece a agir com base nesta mudança?
    Mudar mente para Howard Gardner, autor do livro Mentes que Mudam, é usada em situações em que o individuo abandone seu modo costumeiro de pensar sobre uma questão importante, com isso passe a ver essa questão de um novo ponte de vista.

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  2. Olá, sou um antigo colega do Nestor. Alguém poderia me dar o contato dele? Meu nome é Fillipe Rocha, meu e-mail é rocha_fillipe@yahoo.com.br

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Psicologia Escolar e Educacional tem se constituído historicamente como importante campo de atuação da Psicologia. Psicólogos escolares e educacionais são profissionais que atuam em instituições escolares e educativas, bem como dedicam-se ao ensino e à pesquisa na interface
Psicologia e Educação.
As concepções teórico-metodológicas que norteiam a prática profissional no campo da psicologia escolar são diversas, conforme as perspectivas da Psicologia enquanto área de conhecimento, visando compreender as dimensões subjetivas do ser humano.

Algumas das temáticas de estudo, pesquisa e atuação profissional no campo da psicologia escolar são: processos de ensino e aprendizagem, desenvolvimento humano, escolarização em todos os seus níveis, inclusão de pessoas com deficiências, políticas públicas em educação, gestão psicoeducacional em instituições, avaliação psicológica, história da psicologia escolar, formação continuada de professores, dentre outros.